Menu Procure um salão
  • Accueil
  • 10 dicas naturais para pentear e cuidar do seu cabelo

10 dicas naturais para pentear e cuidar do seu cabelo

Está à procura de maneiras novas e naturais de pentear e cuidar do seu cabelo? Os penteados muito elaborados e com toneladas de produtos sintéticos já não estão na moda. Agora, o que está mais in são os ingredientes, acessórios e as técnicas que respeitam a Natureza e o seu cabelo. Mostramos a seguir 10 dicas para cuid

1. Sumo de limão para as louras

Quer clarear o seu cabelo e usar o estilo de miúda surfista durante as férias? Se o seu cabelo for castanho-claro ou louro natural, não precisa de o pintar para obter algumas tonalidades. O sumo de limão é uma maneira natural de conseguir umas madeixas de verão. Basta colocar um pouco de sumo de limão bem fresco (diluído em água) num pulverizador e espalhá-lo no seu cabelo antes de o expor à luz solar.

2. Hena para as morenas

Gostaria de ter um cabelo natural mais escuro, com umas nuances avermelhadas? A hena é um ingrediente natural utilizado há séculos para escurecer o cabelo das mulheres. Assegure-se de que usa hena pura e siga sempre as instruções para evitar acidentes na coloração.

3. Cenoura e beterraba para as ruivas

Se sempre desejou ser ruiva, nem que fosse por um momento, pode usar sumo de cenoura e de beterraba para conseguir uns tons acobreados e avermelhados. Use-o para enxaguar ou como ingrediente de uma máscara capilar (enxague após 1 hora), misturado com azeite, conseguindo assim dar mais brilho ao seu cabelo. Quanto mais cenouras usar, mais alaranjado/acobreado ficará o seu cabelo, ao passo que a beterraba proporciona um tom avermelhado mais intenso.

4. Colorações e cuidados capilares biológicos

Nem todas temos os conhecimentos, o tempo ou a energia necessários para criar os nossos próprios produtos biológicos de cuidados capilares. É aqui que a gama Source Essentielle, por L'Oréal Professionnel, vem mesmo a calhar. Os produtos, com fórmulas adaptadas aos diferentes tipos de cabelos e de cuidados, contêm entre 78% e 99% de ingredientes naturais. No que diz respeito às colorações capilares, a nova gama Botanea não só contém 100% de ingredientes vegetais, como também é perfeita para as peles sensíveis, sendo a embalagem recarregável amiga do ambiente.

5. Óleo de coco antes de pentear

O óleo de coco não só é ótimo para cuidar do cabelo seco e danificado e da pele, como também é popular nos penteados para desfrisar o cabelo, especialmente se este for espesso e áspero. Antes de secar, aplique algumas gotas ou uma quantidade do tamanho de uma ervilha nas palmas das mãos e espalhe ligeiramente na parte de cima da cabeça e nos comprimentos. Perfeito para penteados que requerem um toque final muito suave, como um rabo-de-cavalo comprido e liso ou comprimentos muito lisos.

6. Faça você mesma um shampoo seco

Se o seu cabelo fica rapidamente oleoso, não caia na armadilha de o lavar demasiado com shampoos agressivos, pois podem fazer com que o seu couro cabeludo produza demasiado óleo para compensar aquele que foi retirado. Em vez disso, tente fazer o seu próprio shampoo seco caseiro com bicarbonato de sódio, araruta ou amido de milho misturado com algumas gotas de óleos essenciais de patchouli ou ylang ylang. Aplique no couro cabeludo com um pincel de maquilhagem limpo e massaje-o com as pontas dos dedos.

7. Vinagre de cidra de maçã para a caspa

O vinagre de cidra de maçã tornou-se numa grande tendência e é famoso pela sua capacidade em eliminar a caspa do couro cabeludo, deixando o cabelo brilhante e volumoso. Aplique um pouco de vinagre diluído no seu cabelo depois de o lavar, deixe atuar durante alguns minutos e depois enxague.

8. Máscara de abacate e de mel para cabelos oleosos

A Mãe Natureza também pode ajudar a cuidar do cabelo seco e danificado provocado pela utilização excessiva de produtos de styling ou pelo ambiente. O abacate e o mel não só são deliciosos e naturais, como também são ótimos para cuidar do cabelo naturalmente oleoso se forem misturados com azeite.

9. Caneta/pauzinho

Veremos agora algumas ideias naturais de penteados. O último grito do look rapariga geek e elegante do momento, uma simples caneta (ou um pauzinho) pode ser utilizada para torcer o cabelo e mantê-lo preso. Além disso, pode fazer o gesto dramático de o tirar rapidamente de maneira graciosa. Simples, natural e elegante!

10. Trança hippie

As tranças não têm de ser grandes e volumosas, nem têm de nos lembrar dos totós das meninas da escola. As tranças finas atrás das orelhas podem ser uma ótima maneira de criar um estilo hippie descontraído. Pode até fazer duas tranças para se juntam na nuca.

—  Sobre o mesmo assunto  —

Penteados naturais e como cuidar do seu cabelo

Se decidir manter o seu cabelo preto, tal como ele é, sem o esticar, relaxar ou texturizar, conheça algumas sugestões de penteados naturais para se...

Penteados naturais e como cuidar do seu cabelo
Dicas para o seu corte de cabelo durar mais tempo
Dicas para o seu corte de cabelo durar mais tempo

Uma das coisas que mais nos aborrece é termos de cortar o cabelo regularmente. Quer seja por falta de tempo ou de vontade, por vezes, não é...

Como pentear o cabelo encaracolado – curto versus comprido

Qual é a melhor maneira de pentear o cabelo encaracolado? Num bob comprido encarolado com franja e cheio de movimento ou num penteado comprido e...

Como pentear o cabelo encaracolado – curto versus comprido
4 formas de pentear o seu cabelo médio
4 formas de pentear o seu cabelo médio

O cabelo médio não precisa de ser aborrecido. Na verdade, é o melhor de dois mundos! Escolhemos quatro formas de arrasar com este comprimento de...

Encontre um salão L'Oréal Professionnel
perto de si

Mais lidas