Menu Procure um salão
  • Accueil
  • Jasmim: benefícios para o seu cabelo

Jasmim: benefícios para o seu cabelo

A maioria das pessoas conhece o jasmim por ser uma planta popular utilizada na aromaterapia e no chá verde. Mas sabia que o jasmim também é conhecido pelos seus efeitos benéficos no cabelo? Vejamos melhor esta maravilha natural e decidir se o jasmim deve ou não fazer parte da sua rotina de cuidados capilares...

A fragrância do Oriente

Esta planta, com flores brancas, faz parte da família das Oleaceae e tem sido, desde há muito tempo, utilizada nos cuidados capilares, especialmente quando é destilada num óleo. Nas culturas asiáticas, este óleo aplica-se no cabelo e na pele devido às suas propriedades hidratantes e antimicrobianas.

A fragrância do jasmim é conhecida pelas suas propriedades estimulantes e, até, afrodisíacas, sendo por isso que é tão utilizada na fitoterapia. Alguns estudos científicos também comprovaram os efeitos benéficos do jasmim no nosso estado psíquico, apoiando a sua utilização na aromaterapia¹ e, também, confirmando que o jasmim pode melhorar os nossos padrões de sono². Por isso, se usar o jasmim pelos seus efeitos benéficos no cabelo, terá um duplo bónus, graças ao seu perfume que proporciona uma boa disposição!

Como é que o jasmim melhora a qualidade do cabelo?

Acredita-se que o óleo essencial de jasmim fortalece os crescimentos e os comprimentos do cabelo, proporcionando uma ligeira camada hidratante que melhora a sua elasticidade. Estes efeitos, quando combinados, proporcionam um maior volume natural (cabelo mais espesso) ao cabelo, tornando-o menos quebradiço e mais brilhante.

O jasmim é muito apreciado, especialmente pelas mulheres com cabelo encaracolado naturalmente seco ou frisado, pois o óleo não torna os caracóis mais pesados e dá-lhes uma boa hidratação, evitando o aspeto frisado e proporcionando um volume natural. Além disso, as propriedades antivirais, antibióticas e antifúngicas do jasmim (encontradas nos glicósidos secoiridóides da planta, de acordo com os estudos³) tornam-no no ingrediente ideal para couro cabeludo sensível ou escamoso. Contudo, é sempre uma boa ideia consultar um dermatologista se tiver a pele irritada.

Como obter os efeitos benéficos do jasmim

Ao friccionar uma flor de jasmim no seu cabelo, ele ficará com uma fragrância agradável, mas não terá um grande efeito na sua qualidade (a menos que a molhe com antecedência durante algumas horas). Procure, em vez disso, alguns produtos de cuidados capilares, cujas listas de ingredientes incluem o jasmim: um condicionador, por exemplo, ou um sérum.

Como alternativa, pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de jasmim num óleo de base, como óleo de coco, de amêndoa ou azeite, e utilizá-lo como um condicionador caseiro. Deve deixar atuar este último durante dez minutos ou, até, durante a noite, para deixar o cabelo com um perfume agradável e com um ótimo aspeto. Use sempre um extrato natural, e não sintético, de jasmim para conseguir um efeito total. Coloque uma pequena quantidade na pele antes de o aplicar no cabelo, para ter a certeza de que não tem reações alérgicas.

Quais são as outras plantas benéficas para o cabelo?

Se ficou convencida com os vários benefícios do jasmim, então porquê ficar por aqui? Existem muitas plantas naturais conhecidas pelas suas propriedades benéficas para o cabelo.

Para os cabelos naturalmente finos ou para os cabelos que perderam volume ao longo dos anos (ou devido a mudanças repentinas), o óleo de rosmaninho tem sido usado durante décadas, pois acredita-se que estimula o crescimento e a microcirculação do couro cabeludo.

Mesmo quem tem o cabelo oleoso pode utilizar os óleos essenciais da Mãe Natureza para melhorar a qualidade do cabelo. Alguns óleos essenciais, como o de aloe vera (adstringente) e de alfazema (calmante) reduzem a produção excessiva de sebo. Os óleos adequados = fim do cabelo oleoso.

Apesar de não ter de se preocupar em aplicar alguns ingredientes, como o jasmim, no cabelo pintado, existem algumas plantas naturais conhecidas pelas suas capacidades de melhorar a coloração, como, por exemplo, a camomila para as louras, a cenoura para as ruivas e a salva para as morenas.

Se decidir criar o seu produto ou se escolher produtos de cuidados capilares à base de jasmim, esta flor perfumada ajudá-la-á a conseguir um cabelo forte, brilhante e saudável!

¹ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20184043

² https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15976995

³ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed?cmd=search&term=19580857

—  Sobre o mesmo assunto  —

Como identificar um cabelo danificado?

Se costuma fazer coloração ou alisar os cabelos, sabe o quanto esses processos agridem os cabelos. Por mais belo que fique o look, nem sempre os...

Como identificar um cabelo danificado?
Como conseguir um cabelo sedoso
Como conseguir um cabelo sedoso

Quando falamos em cabelos sedosos, a primeira coisa que nos vem à cabeça são aqueles anúncios com divas a ostentarem um cabelo perfeito, sedoso e...

Qual é o melhor shampoo para cabelo pintado?

Não usar o shampoo certo para cabelo pintado pode resultar no desaparecimento rápido da cor, o que é uma pena quando se encontra o tom certo.

Qual é o melhor shampoo para cabelo pintado?
Como encontrar a máscara capilar perfeita para o seu cabelo
Como encontrar a máscara capilar perfeita para o seu cabelo

Está à procura da melhor máscara capilar para tratar dos seus problemas capilares? Do cabelo encaracolado e pintado ao seco e fino, existe uma...

Encontre um salão L'Oréal Professionnel
perto de si

Mais lidas