Menu Procure um salão
  • Accueil
  • Shampoo natural: 7 razões para o adotar

Shampoo natural: 7 razões para o adotar

Os cuidados capilares naturais são a tendência do momento. Mas apesar das listas online com produtos e condicionadores, faltam informações precisas sobre as razões para se utilizarem produtos capilares vegan ou naturais. Eis um artigo resumido sobre os benefícios dos cuidados capilares naturais para tomar uma decisão!

O que são os cuidados capilares naturais?

Em termos simples, os produtos de cuidados capilares naturais, tal como os produtos equivalentes para a pele, utilizam ingredientes naturais. E porquê? Os consumidores, cada vez mais conscientes a nível ambiental, preferem cada vez mais produtos caseiros e artesanais, escolhendo alternativas naturais relativamente aos produtos de cuidados capilares.

A melhor dica: independentemente do que dizem os rótulos, verifique sempre a lista dos ingredientes para ter a certeza de que vai mesmo comprar um produto natural e vegan. Procure ingredientes benéficos, como os aminoácidos, os óleos naturais (por exemplo, óleo de girassol, óleo de argão e óleo de coco) e glicerina, que fazem parte da nova gama de shampoos Source Essentielle, de L'Oréal Professionnel.

Sete razões para escolher um shampoo natural e vegan

1. Fortaleça os cabelos finos

Os óleos essenciais naturais podem melhorar a qualidade e a densidade do cabelo, com o de rosmaninho e de alfazema no topo da lista. Os estudos indicam que o óleo de rosmaninho melhora a circulação sanguínea, enquanto o óleo de alfazema fortalece o cabelo.

2. Alivie o couro cabeludo irritado

Um couro cabeludo sensível pode ficar irritado e escamoso devido aos produtos químicos sintéticos. No entanto, os ingredientes naturais têm efeitos benéficos comprovados na pele inflamada – como o óleo de árvore de chá, que reduz a caspa, e o óleo de rosmaninho, muito eficaz contra certos fungos e bactérias. Para beneficiar dos efeitos de um óleo, massaje suavemente o seu couro cabeludo com o seu shampoo biológico com a ponta dos dedos antes de enxaguar.

3. Hidrate os cabelos secos

Os produtos químicos que proporcionam espuma ao seu shampoo podem fazer desaparecer os óleos naturais e secar o cabelo, tornando-o frisado e cheio de pontas soltas. Os óleos de amêndoa e de argão são conhecidos pelas suas propriedades nutritivas, cobrindo a fibra com uma camada que impede a humidade, o que confere ao cabelo um brilho saudável.

4. Realce a sua cor natural

Além de tornarem os cabelos secos, os produtos químicos podem enfraquecer a cor do cabelo, tornando-o baço. No entanto, alguns óleos naturais podem realçar a sua cor natural. As louras deverão escolher o óleo de camomila, as morenas devem escolher óleo de salva e as ruivas devem escolher óleo de cenoura. A hena é também um ingrediente conhecido para o cabelo ruivo, mas convém consultar previamente um cabeleireiro ou colorista profissional, especialmente se a aplicar nos cabelos já pintados.

5. Evite produtos químicos potencialmente perigosos

Os principais ingredientes a evitar são os parabenos, as colorações e fragrâncias sintéticas, laurilsulfato de sódio/sulfato de laureto de sódio (uma alternativa natural é o laurolisarcosinato de sódio - que se pode encontrar no shampoo Radiance), formaldeído e tolueno. Se escolher um shampoo que inclui ingredientes maioritariamente naturais, pode ter a certeza de que não vai utilizar produtos químicos potencialmente nocivos para o couro cabeludo e para o cabelo.

6. Proteja o ambiente

Como existem tantos países a despejarem águas residuais diretamente no oceano, pense nos produtos químicos que deita fora através das canalizações...

Os fabricantes de shampoos naturais têm uma consciência ambiental. Por isso, esforçam-se por utilizar ingredientes naturais produzidos a nível local e de maneira sustentável sempre que possível, muitas vezes com embalagens recicláveis. Também existem atualmente alguns shampoos vegan no mercado!

7. Ingredientes de alta qualidade

Os produtos de cuidados capilares naturais e vegan utilizam apenas ingredientes naturais de grande qualidade – não ficando ocultos pelos componentes que fazem espuma e pelas fragrâncias sintéticas.

Está pronta para incluir um shampoo natural e vegan na sua rotina de cuidados capilares? O seu cabelo e o planeta agradecem!

—  Sobre o mesmo assunto  —

Porque é que é uma boa ideia usar shampoo seco de verão

Os shampoos secos são uma forma prática de lavar o seu cabelo, sem o molhar. Muitas de nós usam este produto, ou porque um filho esteve doente, ou...

Porque é que é uma boa ideia usar shampoo seco de verão
3 boas razões para aplicar semanalmente uma máscara no seu cabelo
3 boas razões para aplicar semanalmente uma máscara no seu cabelo

Todos os cabeleireiros profissionais recomendam a aplicação de uma máscara capilar a cada 7 ou 10 dias. No entanto, se for como nós, é provável que...

3 razões para cortar hoje mesmo as suas pontas

Quando tenta deixar o seu cabelo crescer, a última coisa que provavelmente deseja é cortá-lo. No entanto, se quiser que o seu cabelo tenha um...

3 razões para cortar hoje mesmo as suas pontas
Shampoo: como dar uma folga ao seu cabelo este verão
Shampoo: como dar uma folga ao seu cabelo este verão

Dê ao seu cabelo a folga que ele merece: o nosso conselho para combater a sensação de cabelo oleoso, entre lavagens mais espaçadas, durante o...

Encontre um salão L'Oréal Professionnel
perto de si

Mais lidas

SOURCE ESSENTIELLE
Hair Care
Venha descobrir-me